"Quer ajudar as crianças?"
Às vezes debato-me sobre a minha resposta a esta pergunta uma e outra vez na rua: "Não, obrigada." Sorrio porque sei que é chato receber um não e fico a pensar, que sim eu quero ajudar, mas não consigo ajudar todos. Muitas vezes me lembrava de um movimento do qual uma amiga minha faz parte, mas depois nunca chegava a formalizar a ajuda. Ontem como falei com ela, decidi que desta semana não passava. E de ontem não passou.
O Movimento chama-se Movimento 1 euro (site) e a ideia é simples. Ajudar 12 instituições por ano com apenas um euro. Esta ajuda é sempre convertida em bens e serviços. As instituições candidatam-se, vão a votação e depois o movimento efetua as compras e desafia também os associados a irem fazer a entrega. Se estão preocupados com a transparência podem ver as faturas das compras efetuadas no site têm lá tudo digitalizado. Outra particularidade é que o dinheiro das quotas não serve para pagar a quem lá trabalha, isso é feito através dos donativos. São cerca de 1500 associados, logo cerca de 1500 euros por mês para ajudar uma ou mais instituições (pois se a associação precisa de bens no valor de 1000 euros o resto vai para a associação que ficou em segundo lugar nesse mês), imaginem que cada português se associava... Fica a sugestão.
Entretanto apercebi-me que hoje é Dia Mundial da Luta Contra o cancro, esse bicho... que tanto nos assusta, rouba e enfraquece os que amamos. Que tal ajudar doando cabelo?
Um texto para pensar e sobretudo para agir... Escolhas mais saudáveis... Gostava de as conseguir fazer.
Sem comentários:
Enviar um comentário