Nos últimos dois meses dedico 1 hora por semana a experimentar a vida de cabeça para baixo. Desde que vi imagens do Yoga Suspenso que soube que tinha que experimentar. Escolhi o O2 Life Center porque não é um ginásio, é um espaço que aposta na saúde e no bem-estar através do exercício físico. Descobri que sou uma "mulher acabada", e que tenho mesmo que treinar a minha força e resistência. Se para além disso, puder melhorar o meu equilíbrio num ambiente tranquilo e sabendo exatamente qual são os objetivos dos exercícios, é fantástico!
Eu estou muito feliz por fazer Yoga Suspenso e pensei espalhar a palavra. Será que há por aí alguém que queira experimentar? A Isabel Nicolau, a professora de Yoga mais querida, aceitou responder a umas perguntas para ficarem a saber mais sobre esta modalidade.
Lúcia - O que é o Yoga Suspenso?
Isabel - É uma prática suspensa que terá surgido na Índia, ligada ao Hatha Yoga, e que terá já séculos de existência. Na realidade é uma prática que mistura alguns movimentos do yoga e do trapézio estático... parece complicado, mas não é!
Iniciamos com movimentos simples e muito delicados, depois avançamos à medida que nos tornamos mais confiantes. Para mim o yoga suspenso é a liberdade e a superação!!
Além da componente lúdica muito associada à utilização dos panos que conferem este sentimento de glamour o Yoga Suspenso tem inúmeras vantagens:
* pode reduzir as insónias
* pode aumentar a estamina
* pode reduzir a ocorrência de palpitações cardíacas
* fortalece os pulmões
* estimula o funcionamento das glândulas pineal e pituitária
* aumenta a hemoglobina no sangue
* pode aumentar a circulação sanguínea nas células cerebrais
* promove a recuperação do cansaço mental
L. - Quem pode fazer Yoga Suspenso?
I. - Poderia dizer que todas as pessoas... dos 8 aos 80... Existem alguns movimentos que não devem ser efetuados, por exemplo por grávidas, pessoas com problemas oculares graves e com hipertensão. Por isso é efetuado um questionário antes da inscrição.
L. - O Yoga Suspenso pode ser integrado num plano de treino?
I. - É minha opinião que pode e deve. O Yoga Suspenso só por sim já é um treino, mas para quem quer evoluir mais rapidamente pode integrar esta prática num plano de treino, uma vez que tem muitos movimentos de puxar e empurrar, fundamentais à boa mobilidade e a uma vida salutar. Articular esta prática é um ótimo treino. Além disso também fazemos agachamentos que ajudam a fortalecer as pernas.
L. - Que palavras deixas a quem tem medo que o pano não aguente ou que vá fazer figuras ridículas? (Inês, esta é para ti!)
I. - No Yoga Suspenso, o trabalho é feito num tecido preso ao teto, com capacidade para qualquer coisa como 1500kg (ninguém pesa tanto...), que suporta o corpo nas diferentes posições. A exigência continua lá, mas aliada a algum divertimento. Consideramos apenas 10% da capacidade máxima do tecido, pois estamos a trabalhar com cargas em movimento - o nosso corpo em movimento.
Não tenham medo, aquele tecido cheio de glamour é muito forte!! Quanto a fazer figuras ridículas... Ninguém faz figuras ridículas... Ou seja, até faz... fazemos todas mas é muito divertido!
L. - O que podem fazer para experimentar?
I. - Basta ligar para o O2 Life Center e fazer a marcação da aula. Estão todas convidadas!
Para a aula: trazer roupa justa e confortável, calças são aconselháveis.
Telefone: 21 853 19 00 ou 96 228 11 79
Imagem : O2 Life Center |
Marcamos encontro para a semana?
O2 Life Center
Obrigada Lucia. ❤
ResponderEliminarApós leitura deste post, julgamos importante repor a verdade.
ResponderEliminarO Yoga Suspenso não nasceu na Índia, mas sim em Portugal.
Nasceu em Lisboa e é um método de prática desenvolvido por Rui Oliveira Costa.
Foi desenvolvido em 2010 no espaço que actualmente se chama Jaya Aerial Lab, onde Isabel Nicolau fez formação básica com o seu fundador.
Tem uma vertente de Hatha Yoga, de Yoga Restaurativo, de Condicionamento Físico e ainda de Acrobacia Aérea.
www.jaya.pt